Auxiliamos tecnicamente nossos clientes em litígios, contribuindo desde a fase postulatória à audiência e alegações finais.

A administração dos contratos é parte fundamental para o bom desempenho financeiro e operacional de uma empresa. Auxiliamos nossos clientes no acompanhamento da regularidade da execução de seus contratos, minimizando riscos, identificando tendências e antecipando possíveis problemas.

  • A atitude proativa na busca da mitigação e da solução de problemas antes que se tornem críticos e escalem para disputas em Arbitragens e nos Tribunais contribui não apenas para a economia de recursos mas também para a manutenção das relações com fornecedores e clientes e no cumprimento dos prazos dos projetos.
  • Contamos com profissionais capacitados a auxiliar na busca de soluções negociadas utilizando os métodos já consagrados pelo mercado – como pelo a mediação – e também na implementação e novas formas de otimização de disputas contratuais como os Dispute Boards (Comitês de Resolução de Disputas)
  • As testemunhas técnicas são profissionais com notório conhecimento em seu campo de atuação e com grande experiência no mercado que são designados pelos Tribunais Arbitrais para colaborar com a solução dos casos.
  • Contamos com profissionais das mais diversas especializações e de grande reputação no mercado e com acordos de cooperação parceiros de atuação global que nos permite atuar nos mais diversos tipos de casos
  • A avaliação prévia de disputas (Claim Assesment) é o trabalho de análise da viabilidade de uma disputa, identificando as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Nossa equipe tem larga experiência nesta área, dando segurança aos clientes na solução de suas disputas.
  • Avaliamos o impacto de atrasos e de perturbações na execução de projetos, permitindo a elaboração de pleitos e a repactuação dos contratos com segurança e dentro das boas práticas mundiais.

 

O objetivo da Análise das Demonstrações Financeiras é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

O produto da análise é apresentado em forma de um relatório que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente estudados e pelos quais é formada a conclusão do analista.

As informações da análise estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.

Para que a análise possa espelhar a realidade de uma empresa, é necessário que o profissional de contabilidade tenha certeza dos números retratados nas Demonstrações Contábeis e quem efetivamente espelham a real situação líquida e patrimonial da entidade.

No levantamento dos Balanços e das demais Demonstrações Contábeis, que no Brasil são intituladas de Demonstrações Financeiras, são necessários vários procedimentos que estão detalhados nas NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade, na Lei das Sociedades por Ações, no Regulamento do Imposto de Renda e em normas do expedidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.

Então, para que o analista chegue a uma conclusão mais precisa, ele necessita saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigentes, sendo um destes requisitos a realização de auditoria financeira, fiscal, tributária e operacional.

A análise de balanço é uma das principais ferramentas para auxiliar a tomadas de decisões e pode ser dividida em:

a) Análise Contábil – tem por objetivo a análise de relatórios e demonstrações com a finalidade de fornecer informações numéricas preferencialmente de dois ou mais períodos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situação da empresa para que possam tomar decisões – subdivide-se em:

  • Análise de estrutura;

  • Análise de evolução;

  • Análise por quocientes;

  • Análise por diferenças absolutas.

b) Análise Financeira – é a tradicionalmente efetuada através de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.

c) Análise da Alavancagem Financeira – é utilizada para medir o grau de utilização do capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio.

A auditoria contábil é um processo de análise da situação financeira da empresa que permite atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.

Ela é realizada a partir do exame de documentos contábeis e de inspeções internas, contando ainda com a apuração de informações junto a fontes externas. Podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).

Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência, permitindo a ele conhecer os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a implantar.

Ela pode ocorrer em qualquer empresa, inclusive naquelas de pequeno porte. Sua realização compete a um auditor com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Ao empreendedor, cabe acompanhar de perto esse trabalho, disponibilizando todos os dados solicitados. Caso a empresa tenha um contador, ele pode auxiliar nessa etapa, mas a análise das informações é restrita ao auditor, que deve agir com total independência e imparcialidade, clareza e objetividade, seguindo como base as normas nacionais e internacionais de contabilidade.

  • Atuamos como administradores judiciais nos procedimentos de recuperação judicial ou de falência, contando com equipe multidisciplinar e experiente para assegurar a necessária transparência e eficiência dos processos.

 

  • Avaliamos empresas e ativos para determinar seus valores atuais ou projetados pela análise da gestão do negócio, da composição de sua estrutura de capital, da perspectiva de lucros futuros, do valor de mercado de seus ativos, entre outras métricas.

Fazemos todos os treinamentos voltados a Dispute Board, analises contratuais e prevenções a litigios. 

Nossa equipe é altamente qualificada, com vasta experiencia no mercado, apresentando excelência tecnica com formação multidisciplinar.